Por causa do risco de incêndios, a Proteção Civil acionou, este sábado, o alerta laranja para os distritos de Viseu e de Coimbra. No mapa dos fogos, havia às 17:00, duas frentes de fogo ativas em Portugal Continental: uma no concelho de Amarante, Porto, e outra no concelho de Montalegre, Vila Real.

E porque o tempo quente e seco vai continuar a fazer-se sentir em Portugal, 11 distritos do país estão desde o início da tarde deste sábado sob aviso amarelo devido às temperaturas elevadas, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, foi acionado no dia em que se esperam temperaturas máximas de 37 graus nos distritos de Leiria, Évora e Beja.

De acordo com o IPMA, os avisos vão estar ativos até às 19:00 de domingo, em Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

No distrito de Viana do Castelo, o aviso devido aos valores elevados de temperatura máxima termina pelas 21:00 deste sábado.

Na região Autónoma da Madeira, o aviso amarelo, também devido ao calor, deve ser levantado pelas 21:00 deste sábado na Costa Norte, Costa Sul e Regiões Montanhosas.