O aumento do número de turistas no Algarve revelou algumas falhas no que respeita ao saneamento básico.

A recolha do lixo falhou em algumas zonas, num verão que ficou ainda marcado por descargas de esgotos em algumas praias e até uma praga de mosquitos.

Em Quarteira, duas praias chegaram a ter bandeira vermelha devido a uma descarga de esgotos. já para Também a praga de mosquitos em Armação de Pêra foi originada pela poluição da ribeira de Alcantarilha.

«É importante que as entidades oficiais, designadamente as autarquias, acautelem a gestão destas áreas para evitar que no futuro isso possa vir a acontecer novamente», afirmou à TVI o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas.

Em Albufeira, principal ponto turístico do Algarve, a autarquia admite que não esperava tantos turistas em agosto e que os serviços de recolha do lixo falharam.

«Realmente ultrapassou as expectativas que tínhamos. Admito que pontualmente houve algumas falhas e é por isso mesmo que digo que essas falhas devem ser identificadas», afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.