A Câmara Municipal de Braga aprovou hoje a atribuição de um subsídio de 20 mil euros aos Bombeiros Voluntários da cidade, que não recebia «qualquer ajuda» por parte da autarquia há 21 anos, revelou o presidente da corporação.

O referido montante corresponde à contrapartida nacional, dentro do quadro de financiamento europeu, que os bombeiros teriam que suportar para adquirirem uma viatura para combate a incêndios urbanos o que, explicou o autarca, «justifica o subsídio uma vez que está em causa a proteção da cidade e dos bracarenses».

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Bombeiros Voluntários de Braga, António Machado, assumiu que existem salários em atraso na corporação e que esta «ajuda» por parte da autarquia «vem em muito boa hora» para a associação.

«O nosso principal foco são os Bombeiros Municipais, mas este executivo nunca deixará de promover articulação com as restantes entidades de proteção civil», afirmou o presidente da Câmara.

Ricardo Rio justificou a atribuição deste subsídio neste momento explicando que é uma «questão de oportunidade» uma vez que sem este subsídio não seria possível aos voluntários adquirirem a dita viatura.

A atribuição deste subsídio aos Bombeiros Voluntários de Braga ganha relevo uma vez que há mais de duas décadas que a corporação não era contemplada com «qualquer ajuda» por parte da câmara.

«Em 21 anos nunca recebemos nada da câmara liderada pelo partido socialista. Isto não facilitou em nada a nossa ação e a nossa saúde financeira», denunciou António Machado.

Alias, o responsável confirmou «dificuldades» no pagamento de salários «estando mesmo um salário em atraso e havia o risco de ficarem dois» mas, salientou, «agora que a preocupação deixou de ser com a verba para aquela viatura tão importante para a nossa ação» a direção conta com regularizar «o mais breve possível» a situação salarial dos funcionários.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga foi fundada a 18 de março de 1877 e «partilha» a cidade com a Companhia de Sapadores de Braga.