logotipo tvi24

Fogo por controlar às portas de Viana do Castelo

Há quatro corporações de bombeiros no local

Por: tvi24    |   2011-05-14 21:00

Um incêndio florestal às portas da cidade de Viana do Castelo obrigou hoje à mobilização de meios de quatro corporações do distrito para as operações de combate ao fogo, estando já pedido reforço de mais duas forças, noticia a Lusa.

O incêndio que lavra descontroladamente desde a tarde de hoje no monte Galeão, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo, já se estendeu pelas freguesias de Darque e Vila Nova de Anha.

«Desenvolve-se em duas frentes que não estão dominadas. No flanco esquerdo está a evoluir favoravelmente e no flanco direito estamos a posicionar meios para fazer o combate à cabeça do incêndio», explicou à Lusa Paulo Esteves, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.

Às 20:00 estavam no terreno 29 bombeiros das corporações de Voluntários e Municipais da cidade de Viana, apoiados ainda por bombeiros de Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora. Foram ainda solicitados meios às corporações de Vila Nova de Cerveira e Caminha.

«Vamos reforçar os meios no terreno para tentar controlar a situação quanto antes. Tem sido um combate complicado, atendendo à zona. É um monte com um tipo de arborização que requer meios no terreno», explicou ainda o operacional.

Além de elementos dos bombeiros com uma dezena de viaturas, combatem as chamas ainda sapadores florestais, coordenados no terreno pelo segundo comandante do CDOS distrital.

Na sequência das chamas, na margem esquerda do rio Lima uma espessa camada de fumo faz-se sentir desde meio da tarde, numa zona intensamente habitada. No entanto, Paulo Esteves garante que «nenhuma casa esteve ameaçada» pelas chamas.

No distrito de Viana do Castelo os bombeiros combatiam as chamas também em Britelo, Ponte de Barca, onde se regista um outro incêndio ainda por dominar.

Partilhar
EM BAIXO: Fogo em Viana do Castelo (Arménio Belo/Lusa)
Fogo em Viana do Castelo (Arménio Belo/Lusa)

D. Manuel Clemente «ainda vai chegar a Papa»
Anúncio da nomeação para Patriarca de Lisboa recebido com alegria pelos conterrâneos em Torres Vedras
Uma tonelada de lixo retirada do fundo do mar em Cascais
A mesma quantidade do ano passado
Costa conclui «ciclo de grandes operações» em Lisboa
Inauguração da Avenida Santos e Castro e do Eixo Central da Alta de Lisboa
PUB