A revista londrina Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma «Meca da Arquitectura», pela sua «colecção de edifícios», de que se destaca a nova Biblioteca Municipal, assinada por Siza Vieira, anunciou esta segunda-feira à Lusa fonte camarária.

Segundo a fonte, daquela «colecção» faz ainda parte a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora, o «inovador» Hotel Axis e o futuro Coliseu de Souto Moura.

«Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura, com uma colecção de edifícios ao gosto de Fernando Távora, e agora a chegada de um hotel inovador em pilha», escreve a Wallpaper.

Acrescenta que os edifícios são «fonte de orgulho municipal», com destaque para a nova Biblioteca Municipal, desenhada em betão branco por Álvaro Siza. «A Biblioteca domina uma praça planeada por Fernando Távora - mentor de Siza Vieira e fundador da Escola do Porto», refere ainda a revista, fazendo também referência aos «dois edifícios ambiciosos» situados na Praça da Liberdade.

Num texto ilustrado com imagens de Dan Holdsworth, a revista fala da praça de arquitectura «cinco estrelas», que ficará completa com o Coliseu, um pavilhão multiusos com risco de Eduardo Souto Moura. «Este terá como característica uma caixa de alumínio em cima de uma estrutura leve, o que enfatiza a natureza etérea da visão de Távora sobre esta parte da cidade», lê-se na revista.

A fonte camarária sublinha que a Wallpaper é «uma referência incontornável» do design, arquitectura, moda e estilos de vida.