A comissão de festas da Senhora da Agonia anunciou a antecipação para as 23:00 do fogo-de-artifício lançado esta sexta-feira à noite no jardim da marginal de Viana do Castelo, pois a partir das 00:00 entra em vigor a proibição decretada pelo Governo.

A comissão de festas revelou ainda que nos restantes dias da romaria, que termina segunda-feira, acatará o despacho governamental que proíbe o lançamento de fogo-de-artifício devido às condições climatéricas.

O lançamento de fogo-de-artifício é uma das atrações das festas da Agonia, nomeadamente a Serenata de domingo à noite da ponte Eiffel, que será, por isso, cancelada.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou hoje o despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou em alerta vermelho, a partir de sábado, sete distritos do norte do país, face às previsões de tempo quente e seco e vento forte.

A partir das 00:00 de sábado e até segunda-feira estarão em alerta vermelho, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.