O programa " Verão Seguro" da GNR arrancou no dia 15 de junho e pretende ajudar os portugueses a terem um período de férias mais tranquilo.

Em entrevista à TVI24, o major Marco Cruz explicou que o "programa gratuito" é do "interesse da GNR - porque atua na área da prevenção -, mas também das pessoas - que vão de férias mais descansadas".

"Aquilo que vamos fazer para as pessoas que aderirem ao programa é redirecionar o nosso patrulhamento, ou seja, estamos a fazer um acompanhamento dessas residências durante o período em que as pessoas estão ausentes. Fazemos um acompanhamento regular dessas residências", afirmou.


Tendo por base a prevenção para "evitar os amigos do alheio", o major deixou algumas recomendações que vão ajudar a que o período de férias se torne mais seguro.

"É importante que as pessoas antes de irem de férias garantam, de facto, que todos os pontos de entrada da sua residência, nomeadamente janelas e portas, fiquem devidamente trancados e os sistemas de segurança ativos. É importante também que se crie alguma alegada atividade na residência", explicou Marco Cruz.


A adesão ao programa pode ser feita de duas formas: no posto de GNR da área da residência ou online, no mínimo 48 horas antes da partida para férias.

"É importante que as pessoas tenham em conta que a vigilância só será iniciada 48 horas após a inscrição no programa. Não é automático", reiterou.