O arquipélago da Madeira está, nesta terça-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas e chuva, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, o aviso amarelo vigora até às 15:00 de hoje.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, até às 12:00.

Segundo o Instituto, o aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do mau tempo, o movimento no Aeroporto da Madeira esteve condicionado na segunda-feira devido à fraca visibilidade e ventos, tendo sido canceladas seis ligações, além de um voo que divergiu para o Porto Santo.

As condições atmosféricas na segunda-feira também impediram a aeronave da Aerovip, que assegura as ligações entre as ilhas do arquipélago, de “descolar do Porto Santo, onde ficou a aguardar uma melhoria das condições do tempo”, segundo fonte aeroportuária.

Porto do Funchal condicionado

O vento forte que se faz sentir na zona do porto do Funchal está a condicionar a normal operação de atracagem de navios de cruzeiro, informou hoje a Administração dos Portos da Madeira (APRAM).

Em porto continuam os navios AIDAprima e Marella Dream, que deveriam ter saído esta manhã, mas que as condições de vento não estão a permitir a normal operação.

À espera de acostar no cais norte está o navio AIDASol que aguarda a saída do Marella Dream.

Já o navio Norwegian Spirit, que era um dos navios que estaria hoje na Madeira, "ainda aguardou um pouco mas acabou por optar para seguir para o próximo porto de destino, Málaga", informou a APRAM.