Quem vê "A Guerra dos Tronos" de certeza que sabe que Jon Snow é uma das personagens principais da famosa série. A Direção-Geral de Saúde usa essa personagem, em banda desenhada, para fazer um apelo à vacinação. Esquisito? Nem tanto.

Winter is coming [O Inverno está a chegar]. Vacine-se contra a gripe” e Jon Snow em versão boneco, com uma seringa nas mãos, resultam numa campanha que certamente deixará poucos indiferentes.

A imagem foi publicada na página de Facebook do Serviço Nacional de Saúde.  É uma espécie de lembrete com humor da parte da Direção-Geral de Saúde, que lembra, no seu site, que “a vacinação previne o aparecimento de doenças, torna possível a sua erradicação, eliminação ou controle e protege as pessoas de sofrimento e de morte".

As vacinas permitiram salvar mais vidas e prevenir mais casos de doença do que qualquer tratamento médico, melhoram o bem-estar dos povos, contribuem para a eficiência e sustentabilidade dos serviços de saúde e são um fator de desenvolvimento".

Jon Snow - A Guerra dos Tronos

No final de setembro soube-se que a vacina contra a gripe vai ser este ano gratuita para os bombeiros e diabéticos, o que acontece pela primeira vez. 

Veja também:

Houve discussão acesa em Portugal entre abril e junho, espoletada pela morte de uma adolescente com sarampo, que não estava vacinada. 

O livro “A Verdade e a Mentira das Vacinas”, que o pediatra Mário Cordeiro acaba de lançar, vem defender que pôr em causa as vacinas é como discutir se a Terra é redonda ou se o Sol anda à volta da Terra.