A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou que reforça e prolonga até às 22:00 o atendimento no Centro de Saúde de Aveiro já esta terça-feira e na quinta-feira, devido à vaga de frio.

«Esta medida visa dar resposta a um eventual aumento da procura de serviços médicos pelos utentes dos Cuidados de Saúde Primários da zona de Aveiro», diz a ARSC.

Nos restantes centros de saúde da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, a ARSC diz que o atendimento está já assegurado com o prolongamento de horário de atendimento.

Na mesma nota, a ARSC aconselha os utentes a recorrerem sempre aos cuidados de saúde primários e à linha Saúde 24 (808 24 24 24) em caso de gripe, ou de outra doença aguda, antes de se dirigirem à urgência hospitalar.

Nos últimos dias, verificou-se um aumento do número de utentes a recorrer às urgências do Hospital de Aveiro, o que levou a queixas por demora no atendimento.

Em declarações à Lusa, fonte hospitalar disse que o «maior pico» aconteceu no dia 26 de dezembro, quando os tempos médios de espera chegaram às oito horas.

Atualmente, segundo a mesma fonte, o tempo de espera nas urgências «voltou ao normal».