Está desde cerca das 01:40 a deflagrar um incêndio em zona de mato, em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã. As chamas estão a ser combatidas desde as 06:00 numa zona de difíceis acessos. 

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão mobilizados 82 operacionais no local, bem como 23 veículos de apoio ao combate às chamas. 

O fogo teve uma frente ativa até cerca das 07:15, altura em que foi dominado. 

Isto num dia em que quinze concelhos dos distritos de Castelo Branco, precisamente, bem como da Guarda, Viseu, Santarém e Coimbra apresentam esta quinta-feira risco máximo de incêndio.

A informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet dá conta dos concelhos em causa: Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda) e Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O IPMA colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.