O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de laranja para vermelho o aviso para a costa norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de 7 a 8 metros.

De acordo com o IPMA, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo vai estar sob aviso vermelho entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

A costa norte da ilha e o Porto Santo estão na sexta-feira sob aviso laranja entre as 12:00 e as 18:00 passando depois a aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo.

O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de 100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06:00 de sexta-feira e as 08:00 de sábado.

Por causa do mau tempo, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria.

O SRPC aconselha as pessoas a evitar circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia e seguirem as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

Atendendo à forte ondulação, o SRPC alerta para as medidas habituais de autoproteção, como tomar atenção à eventual afetação de edifícios localizados junto à costa ou a praias.

Também a Capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de agitação marítima forte, sobretudo na costa norte da ilha da Madeira, aconselhando à permanência das embarcações nos portos de abrigo.

«Recomenda-se que, na costa Norte, os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo», diz a informação divulgada pela autoridade marítima madeirense.