A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, comprar por mais de 22 mil euros um quadro de Henrique Medina que retrata a mulher do ex-Presidente da República Costa Gomes envergando o traje de mordoma, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

De acordo com a mesma fonte, a proposta de aquisição da obra por 22.500 euros foi aprovada na quinta-feira por unanimidade em reunião ordinária do executivo municipal.

Explicou ainda que a proposta de aquisição da obra de arte foi apresentada pelos herdeiros de Maria Estela Varajão da Costa Gomes, cumprindo um desejo expresso em testamento para que fosse vendida à autarquia da capital do Alto-Minho.

O quadro, intitulado «Retrato Noiva de Viana», foi pintado por Henrique Medina em 1957 e vai ficar exposta no Museu do Traje situação na Praça da Repúblico, em pleno centro histórico da cidade.

Na obra, a mulher do ex-chefe de Estado Marechal Costa Gomes, falecida em março de 2013, traja uma "saia com bastas e barra de veludo preto, bordados a vidrilho, avental de veludo preto, também bordado a vidrilho.

O traje de noiva de Viana inclui ainda a camisa de linho branca bordada a ponto cruz, em azul clarinho, ombros, peito e punhos; colete de trespasse, também, bordado a vidrilho, algibeira de veludo preto, lenço de seda natural estampado na cabeça e atado à barba, à frente tapando o pescoço e enrolado nas pontas.

No retrato ostenta ainda o ouro, com os «brincos à rainha, gramalheira com colar de fio de ouro entrançado, na parte em que arma o seio um botão em forma de meia laranja, dele irradiam duas tiras rematadas por borlas emparelhadas e medalhão».