O estado de saúde de Maria Barroso, que se encontra em coma profundo desde sexta-feira, "agravou-se bastante nas últimas horas", anunciou o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.

José Barata disse, contudo, não ser possível antever quanto tempo a mulher do ex-presidente da República Mário Soares poderá permanecer neste estado.

Maria Barroso foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda.

Agora com 90 anos, Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.