Um voo da TAP com destino a Bruxelas e partida no Porto sofreu um atraso, esta manhã, no aeroporto Sá Carneiro, devido a um problema técnico.

Contactada pela TVI, fonte da TAP desvalorizou o incidente, alegando que «atrasos acontecem todos os dias, em várias companhias».

Ao que tudo indica, o avião deveria partir às 10:15, mas um alerta de «anomalia» impediu a partida, tendo o avião ficado retido na pista.

Pouco depois, o avião seguiu viagem, ao que tudo indica, sem problemas.

Esta segunda-feira, um avião da TAP que fazia a ligação entre o Porto e Milão teve de aterrar 10 minutos após levantar voo. Uma avaria no aparelho impediu a continuação da viagem. Os passageiros foram alojados num hotel da cidade.

Um porta-voz da TAP defendeu esta terça-feira que os incidentes com aviões da empresa que têm sido noticiados nos últimos dias são produto de uma atenção excessiva da comunicação social, já que o nível de problemas técnicos se mantém normal.

«O que se passa é um excesso de atenção mediática aos problemas que têm acontecido na TAP», afirmou André Soares à Lusa, sublinhando que a situação relativa aos problemas técnicos é a normal.

«Quanto a isso nada de excecional se passa exceto a atenção que a comunicação social está a dedicar a estes episódios», disse.

Nos últimos cinco dias, a TAP registou pelo menos quatro incidentes com aviões devido a problemas técnicos.

Na sexta-feira, um problema no sistema hidráulico de um avião obrigou um voo de Lisboa para Angola a regressar ao aeroporto da Portela uma hora depois de ter descolado, e, dois dias depois, um outro voo que partiu do Brasil com destino a Lisboa teve de aterrar por precaução no Sal, em Cabo Verde, devido a um sinal de aviso do sistema indicador de fumos na cabina.

Na segunda-feira, o terceiro incidente levou a TAP a cancelar uma ligação Milão/Porto e hoje o voo Porto/Bruxelas foi atrasado por causa de um problema no radar de identificação do avião.

«Aviões são máquinas e as máquinas, apesar de terem uma manutenção altamente rigorosa e cumprindo todas as regras internacionais e nacionais e indo além dessas regras e também daquelas que são impostas pelo fabricante, têm avarias», explicou o porta-voz da companhia aérea à Lusa.

«Isto passa-se com todas as companhias aéreas, em todo o mundo, e existem centenas de casos destes diariamente com todas as companhias. A TAP não é obviamente exceção», sublinhou.

Garantindo que a TAP tem «uma cultura de segurança absolutamente enraizada» e que a empresa «continua no ranking das 10 companhias mais seguras do mundo», André Soares considerou que agir por precaução é uma prova dessa cultura de segurança.

«O episódio que fez com que um avião da TAP aterrasse no Sal [Cabo Verde] por precaução foi exatamente isso - precaução - e isto não significa que a TAP é menos segura. Pelo contrário», defendeu.