Portugal vai participar no exercício internacional CURIEX2013 para testar a resposta da Proteção Civil em caso de um acidente nuclear.

A simulação começa esta terça-feira e decorre até quinta-feira, na central nuclear espanhola de Almaraz, refrigerada pelo rio Tejo.

De acordo com a nota publicada na página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o exercício vai juntar equipas internacionais da Bélgica, França, Itália, Marrocos e Portugal, e servirá para testar o plano de emergência nacional espanhol para acidentes com centrais nucleares.

Portugal vai participar no exercício com uma equipa de 14 peritos que vão fazer intervenção em vários domínios como monotorização de áreas contaminadas, definição de soluções a implementar por Portugal em caso de contaminação do rio Tejo, apoio à decisão em matérias de informação pública e de mitigação face às consequências para a população e ambiente.

Em junho passado, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, explicou que este exercício seria uma espécie de preparação caso venha a acontecer uma emergência nuclear.

«Pretendemos que, se acontecer, esperamos que não, uma emergência com estas características, estarmos preparados para dar a resposta solidária, profissional e eficaz que os cidadãos esperam», acrescentou Jorge Fernández Díaz.