O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo na terça e na quarta-feira devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima.

Prepare-se: hoje é dia de muito frio

De acordo com o IPMA, para a costa sul da ilha da Madeira e ilha do Porto Santo o aviso amarelo estará em vigor entre o meio-dia de terça-feira e a mesma hora de quarta-feira atendendo à agitação marítima e vento forte do quadrante sul, com rajadas até aos 90 quilómetros/hora.

Nas regiões montanhosas, os ventos podem soprar até aos 110 quilómetros/hora no mesmo período.

Para todo o arquipélago estão previstos períodos de chuva forte, pelo que o IPMA emitiu um aviso amarelo a partir da noite de terça-feira até à manhã de quarta-feira.

Segundo fonte do IPMA, para as regiões montanhosas o aviso amarelo será, em princípio ainda hoje, atualizado para laranja para o mesmo período, estando em avaliação permanente a eventual mudança dos restantes avisos.

«Aproxima-se do arquipélago uma depressão com sistema frontal associado ativo, o que dará origem a precipitação, vento e alteração do estado do mar», informou a mesma fonte.