Notícia atualizada às 20:39

As listas de colocação de professores foram divulgadas esta terça-feira, cerca das 17:15. As listas divulgadas no site da Direção Geral da Administração Escolar mostram que, este ano, não foram contratados quaisquer professores em vários grupos de recrutamento, como Educação Visual e Tecnológica ou Inglês do terceiro ciclo.

No total, foram hoje colocados nas escolas 6744 docentes, dos quais 3488 são dos quadros e 3256 são contratados. «Dos horários solicitados pelos estabelecimentos de ensino nesta fase, foram preenchidos 3488, com recurso a professores dos quadros, 2370 através da contratação inicial e 886 com recurso à renovação», adianta o Ministério da Educação (MEC), em comunicado enviado às redações.

O MEC adianta também que caiu para «menos de metade» o número de docentes com horário zero. «Do total de 4405 docentes dos quadros opositores à mobilidade interna, foram colocados 3488. Caiu assim para metade (917) o número de docentes que estão transitoriamente sem componente letiva, em relação ao número equivalente no ano passado», adianta ainda o Ministério.

O Governo promete ainda que o «número de docentes sem componente letiva irá ser reduzido significativamente ao longo das próximas semanas».

Pode consultar a lista completa da colocação de professores para o ano letivo de 2014/1015 aqui .

Fenprof diz que listas de colocação de professores são «vingança», já a FNE considera que a redução do número de professores sem horário nas escolas é positiva.