A prática de banhos volta a ser segura, a partir de sábado, em todas as praias, segundo a Autoridade Marítima, que decidiu levantar as restrições a que ainda estavam sujeitas as praias da margem Sul.

Já durante o dia de hoje, tinha sido decidido levantar as restrições a banhos na praia de São Pedro do Estoril, mas esta prática continuava a ser desaconselhada na margem sul, desde a Cova do Vapor até ao Cabo Espichel.

A Autoridade Marítima não teve hoje registo de queixas, embora se desconheça ainda o que provocou as irritações cutâneas relatadas por 165 banhistas, desde o dia 10 de julho.

As análises realizadas foram inconclusivas e mostraram que a distribuição de espécies de fitoplâncton (microalgas) apresenta "concentrações normais" para a época do ano nas praias dos concelhos de Almada, Cascais e Oeiras.

Também as análises feitas ao abrigo da Diretiva da Qualidade das Águas Balneares, realizadas na segunda e na terça-feira, atestaram que a qualidade da água se mantém com categoria «Bom».