A inscrição para se obter o certificado do Cambridge English na prova de aferição de inglês termina esta segunda-feira, com a prova, obrigatória para todos os alunos do 9.º ano, a decorrer a 30 de abril.

O prazo para que os alunos obtenham o certificado do Cambridge na prova de aferição de inglês decorreu desde o passado dia 12, com o processo a custar 25 euros.

A prova é certificada pelo Cambridge English Language Assessment, entidade pertencente à Universidade de Cambridge, que desenvolve instrumentos de avaliação ao domínio da língua.

É a primeira vez que se faz a prova de avaliação diagnóstica a Inglês, que vai integrar «obrigatoriamente a compreensão da leitura e da expressão escrita, a compreensão do oral e a produção oral», de acordo com um despacho publicado na semana passada em Diário da República.

A componente da produção oral decorrerá entre 24 de março e 16 de maio para os alunos do 9.º ano e terá a duração de 8 a 10 minutos para cada aluno. O teste é obrigatório para os jovens do 9.º ano e pode também ser realizado por estudantes dos 6.º ao 12.º ano e idades entre os 11 e os 17 anos.

A prova dará acesso a um certificado que pode variar entre os níveis A1 (utilizador elementar), A2 (utilizador básico) e B1 (utilizador experiente), dependendo do resultado individual de cada aluno.

A realização da prova, anunciada em setembro passado pelo ministro da Educação Nuno Crato, originou alguma contestação junto dos sindicatos de professores, que entendem que há entidades públicas nacionais capazes de assegurar este tipo de certificação e que não seria preciso entregar o processo a uma entidade privada e estrangeira.