Uma foca juvenil foi hoje encontrada viva na Praia da Mareta, em Sagres (Algarve), e foi recolhida pela Polícia Marítima, disse à Lusa o comandante do Porto de Lagos, Carvalho Pinto.

Segundo a mesma fonte policial, o animal «estava bem de saúde» e foi avistado por um transeunte que avisou a Polícia Marítima através do 112.

O animal foi depois levado para o Zoomarine, na Guia, Albufeira, um parque temático e oceanográfico que colabora com as autoridades locais e regionais em ações de salvamento e resgate de animais marinhos arrojados na costa Algarvia e que tem primeiro centro português de reabilitação de espécies marinhas, denominado «Porto d`Abrigo do Zoomarine».

O comandante da Capitania de Faro, Malaquias Domingues, adiantou à Lusa, por seu turno, que há vários navios oriundos do Mediterrâneo a navegar muito devagar na costa sul portuguesa, por causa do mau tempo registado na costa Oeste.

Houve mesmo alguns pedidos para esses navios fundearem na costa algarvia, mas devido ao mau tempo não foi autorizado, acrescentou a mesma fonte.