As provas desportivas da 25.ª Meia Maratona de Lisboa, que se realizam no fim de semana, vão condicionar o trânsito em algumas zonas da capital e de Oeiras, a partir de sábado, informou esta sexta-feira a PSP.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que, entre as 23:00 de sábado e as 17:00 de domingo, vai cortar a circulação na Avenida da Índia, entre os viadutos metálicos de Alcântara e os de Pedrouços, junto à Fundação Champalimaud, com o desvio de trânsito a ser feito para a Avenida Brasília.

A partir das 09:30 de sábado realiza-se a «Corrida Vitalis» (7.000 metros), com concentração e partida junto ao Estádio Nacional – Praça da Maratona (Oeiras), seguindo em direção à Cruz Quebrada e Avenida da Índia até à meta instalada na Praça do Império (Belém).

Duas horas mais tarde começa o «Passeio Avós e Netos» (4.000 metros), com concentração junto ao Museu da Eletricidade, o qual decorre ao longo da Avenida Brasília até ao viaduto de Alcântara, regressando os participantes novamente ao Museu da Eletricidade.

Da parte da tarde, haverá uma concentração junto ao Museu da Eletricidade para a «Prova Mini Campeões» (1.500 metros), com início previsto para as 16:00, seguindo depois até próximo da Cordoaria Nacional e regresso ao local de partida.

No domingo, com início às 10:30, realizam-se a 25.ª Meia Maratona Internacional de Lisboa e a Mini Maratona, com partidas, em simultâneo, na Ponte 25 de Abril. Entre as 10:15 e as 10:30 têm início, em Algés/Dafundo – Avenida da Marginal, as provas para deficientes motores em cadeira de rodas.

Segundo a Polícia, das 08:00 às 15:00, a circulação estará cortada junto à Estação da CP de Algés, com o encerramento da Avenida Marginal até ao Alto da Boa Viagem.

Às 09:00 será encerrada a Praça do Império (Belém) e a Ponte 25 de Abril nos dois sentidos, com previsível abertura após as 13:00.

Em declarações à agência Lusa, o comissário Fernandes, comandante da Divisão da PSP de Almada, aconselhou como alternativa terrestre a ponte Vasco da Gama ou ainda a utilização do barco, que faz a ligação marítima entre Cacilhas (Almada) e o Cais do Sodré (Lisboa).

“Considerando a grande afluência de pessoas à zona do viaduto do Pragal, aconselho a que as pessoas só se desloquem para ponte se tiverem feito a inscrição, pois não será permitido a participação de pessoas que não se tenham inscrito e isso dificulta a triagem do acesso à prova", alertou.

A PSP informa ainda que vai cortar o trânsito na ligação da Autoestrada A5 à Ponte 25 de Abril, no IP7 (Eixo Norte/Sul) na última saída para Monsanto e no acesso à ponte a partir da Avenida de Ceuta, pelas 09:15.

Às 09:40 serão vedados os acessos à Avenida 24 de Julho e a circulação na zona do Cais do Sodré.

«Os elétricos, bem como o trânsito em geral, deixarão de passar defronte dos Jerónimos a partir das 09:00 (domingo). Os elétricos invertem junto aos Pastéis de Belém, no retorno à Praça do Comércio, ficando inoperacionais em direção a Algés», informa a polícia.

A 25.ª Meia Maratona de Lisboa, organizada pelo Maratona Clube de Portugal, conta este ano com a presença de cerca de 35.000 participantes.