A circulação no sentido Sul/Norte na autoestrada 13, entre Benavente e Salvaterra de Magos, foi reaberta ao trânsito numa via, continuando encerrada no outro sentido para remoção dos animais na sequência do despiste de um camião que transportava vacas.

O oficial de comunicação e relações públicas do comando territorial da GNR de Santarém, Manuel Afonso, disse à agência Lusa que a circulação no sentido Sul/Norte foi reaberta numa via cerca das 13:00.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, disse à Lusa que, dos 48 animais que eram transportados, 12 morreram na sequência do despiste, tendo outros 12 sido abatidos.

O despiste ocorreu às 03:30 ao quilómetro 47, no sentido Norte/Sul, da A13, na zona da Barrosa, concelho de Benavente, estando a ocorrência a ser acompanhada pela Brigada de Trânsito da GNR, pela Brisa, pelos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e pelos veterinários municipais de Salvaterra de Magos, Coruche e Santarém.

O condutor do camião sofreu ferimentos ligeiros.

Os trabalhos de remoção dos animais e de limpeza da via prosseguem, não havendo ainda previsão da reabertura total à circulação, estando o trânsito a ser desviado, disseram as fontes.