A GNR anunciou esta terça-feira que deteve cinco homens, quatro por suspeitas de tráfico de droga e um por posse de armas ilegais, e apreendeu 590 doses de cocaína, haxixe, liamba e ecstasy no concelho alentejano de Serpa.

Os homens, com idades entre os 20 e 50 anos, foram detidos na segunda-feira, durante uma operação integrada numa investigação relacionada com o crime de tráfico de droga, explica a GNR num comunicado enviado à agência Lusa.

Durante a operação, que incluiu 26 buscas a residências e veículos na cidade de Serpa e na localidade de Vale de Vargo, no distrito de Beja, a GNR também constituiu como arguidos por tráfico de droga oito homens, os quais ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.

Segundo a GNR, os cinco detidos, quatro pelo crime de tráfico de droga e um pelo crime de posse de armas ilegais, foram presentes ao Tribunal Judicial de Serpa esta terça-feira para primeiro interrogatório, mas, até meio da tarde, não eram conhecidas as eventuais medidas de coação aplicadas.

Durante as buscas, a GNR apreendeu cerca de 500 doses individuais de haxixe e liamba, cerca de 70 de cocaína e 20 de ecstasy, duas pistolas de calibre 6,35 milímetros, uma carabina de calibre 22 milímetros com 58 munições, cinco armas brancas e um silenciador para arma.

A GNR aprendeu ainda 12 telemóveis, sete veículos e 10.809 euros em dinheiro.