O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou esta quarta-feira a detenção de quatro cidadãs estrangeiras no aeroporto de Lisboa, na posse de cerca de 10 quilos de cocaína escondidos à volta da cintura.

As detidas eram provenientes de dois voos diferentes - duas de Belo Horizonte e as restantes de Brasília - e foram interceptadas pelo SEF na terça-feira, no decorrer do controlo documental.

Em parceria com a Autoridade Tributária e Aduaneira foi confirmada a posse de estupefacientes, num total de cerca de dez quilos de cocaína, que se encontravam distribuídos de igual forma pelas quatro passageiras e ainda ocultados de modo semelhante, à volta da cintura.

Às quatro cidadãs estrangeiras «foi permitida a entrada em território nacional a fim de serem conduzidas a Tribunal», indica o comunicado enviado pelo SEF.

Com base em informação fornecida pelo SEF, foram ainda detidas, na terça-feira à tarde, em Lisboa, mais duas cidadãs estrangeiras, na sequência dos interrogatórios realizados pelo posto de fronteira do aeroporto de Lisboa às quatro cidadãs estrangeiras detidas anteriormente.

Segundo o comunicado do SEF, «é a primeira vez que se verifica no aeroporto de Lisboa a detenção de uma ação planeada com cidadãs estrangeiras provenientes de voos distintos, mas com o mesmo modo operandis», como cita a Lusa.