A Associação de Professores de Português (APP) classificou, esta segunda-feira, como objetiva e equilibrada a prova final do 4.º ano realizada esta manhã por milhares de alunos em todo o país.

«É uma prova equilibrada, que nós achamos que está perfeitamente dentro do nível etário dos alunos», disse à agência Lusa a presidente da APP, Edviges Antunes Ferreira.

De acordo com a professora, a prova de Português parece este ano «mais equilibrada» e com o vocabulário «mais próprio para o nível etário dos alunos».

A prova apresenta um texto informativo, tal como no ano passado, de escolha múltipla, mas «mais facilmente percetível».

No ano passado, «quando falava das Berlengas, era um texto um bocadinho complexo. Este está ligado às florestas, em linhas muito gerais», indicou.

«É uma prova equilibrada, que está de acordo com o programa e com as metas. Conseguiu juntar as duas coisas e, portanto esperamos que os resultados sejam satisfatórios», avançou a responsável.

A prova apresentava também um segundo texto narrativo, com perguntas de interpretação - «Uma Semente de Girassol», de Teresa Saavedra.

Segundo Edviges Ferreira, as perguntas de gramática também não apresentavam dúvidas. «A prova pauta-se essencialmente pela objetividade e equilíbrio. São as duas palavras que usamos para caracterizar a prova: objetividade e equilíbrio», reiterou.