Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga foram colocados em aviso amarelo para domingo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à chuva e trovoada que se prevê para a zona norte do país.

Para domingo, aquele instituto prevê para aqueles três distritos períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada.

Entretanto, cinco distritos de Portugal Continental e algumas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco «muito alto» de exposição à radiação ultravioleta (UV), refere o IPMA. Segundo o IPMA, encontram-se nesta situação os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Sines e Viana do Castelo.

O Funchal e o Porto Santo, no arquipélago da Madeira, também estão sob risco muito alto de exposição à radiação UV, assim como Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, nos Açores.

O instituto prevê ainda para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões Centro, Sul e interior Norte a partir da tarde. A partir da tarde, prevê-se a ocorrência de aguaceiros moderados no Minho e Douro Litoral, podendo ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.