O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira, nas regiões do Norte e Centro, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do início da tarde, e períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, rodando para noroeste partir da tarde, sendo moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na região Sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente muito nublado até ao início da tarde no Alentejo e litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Alto Alentejo.

Está também previsto vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde e de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 26 graus celsius, no Porto entre 16 e 24, em Vila Real entre 14 e 23, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 14 e 26, na Guarda entre 12 e 23, em Coimbra entre 16 e 24, em Castelo Branco entre 16 e 29, em Santarém entre 16 e 28, em Portalegre entre 14 e 27, em Évora e Beja entre 16 e 30 e em Faro entre 19 e 30.

29 concelhos com risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos de sete distritos de Portugal continental estão em risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, estão em risco máximo de incêndio 29 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos em risco elevado e muito elevado em todos os 18 distritos de Portugal Continental.