O  Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos na região norte durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste na faixa costeira a norte do cabo Espichel durante a tarde e soprando moderado no Algarve e nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 25 graus Celsius, no Porto entre 13 e 26, em Vila Real entre 11 e 25, em Bragança entre 9 e 24, em Viseu entre 10 e 24, em Coimbra entre 14 e 26, em Castelo Branco entre 12 e 24, na Guarda entre 8 e 20, em Évora entre 10 e 25, em Beja entre 12 e 26 e em Faro entre 13 e 21.


Risco de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Vila Real, Porto e Viana do Castelo apresentam esta segunda-feira risco elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda os concelhos do Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Castro Daire, São Pedro do Sul, Tarouca, Viseu e Vila Nova de Paiva (Viseu), Valongo (Porto), Chaves, Valpaços, Murça e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Monção e Caminha (Viana do Castelo)

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 70 incêndios que foram combatidos por 653 bombeiros, apoiados por 185 veículos.


Radiações ultravioleta

Nos Açores, a cidade da Horta, ilha do Faial, apresenta risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

De acordo com o IPMA, também as regiões de Bragança, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Viseu, Vila Real e Angra do Heroísmo (Açores) apresentam risco alto de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Já o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva.

Segundo o IPMA, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 05:00 e as 16:00 dsta segunda-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê para na Madeira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros a partir do início da manhã, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do final da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte nas zonas montanhosas, tornando-se em geral fraco do quadrante oeste a partir do meio da tarde e pequena descida da temperatura máxima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 14 e 17 graus Celsius.