Sete distritos da costa continental portuguesa estão sob aviso laranja devido à agitação marítima.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja entre as 06:00 e as 21:00 devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Além disso, os sete distritos e os restantes que compõem a costa portuguesa - Setúbal, Beja e Faro - estão igualmente sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 23:59 de sexta-feira.

Também a costa norte da Madeira e a ilha de Porto Santo vão estar sob aviso amarelo devido a agitação marítima. Estão previstas ondas de quatro a cinco metros de altura na costa norte das ilhas da Madeira e de Porto Santo, pelo que o organismo colocou as regiões sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira. O IPMA avança ainda que as mesmas regiões vão ficar novamente sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 13:00 de domingo.

A agitação marítima levou a Marinha Portuguesa a fechar as barras da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto e condicionou outras duas devido à agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta quinta-feira na costa ocidental ondas de noroeste com 4 a 5 metros e na costa sul ondas que poderão chegar a 1,5 metros. O vento será fraco, mas poderá soprar moderado, entre 15 e 25 Km/h, no litoral norte e nas terras altas até ao final da manhã.

O IPMA prevê para esta quinta-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior Norte até ao final da manhã. O vento fraco soprará temporariamente moderado de norte no litoral e nas terras altas até ao final da manhã.

Existe a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal, além da formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Na costa Ocidental, a norte do Cabo Raso estão previstas ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros durante a manhã e a tarde, enquanto a sul do Cabo Raso, são esperadas ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir da madrugada.

Quanto às temperaturas, Faro será a cidade mais quente, onde são esperados 18 graus celsius de máxima, 15 em Sagres, Sines, Beja, Évora, Lisboa, Leiria, Braga, Porto e Viana do Castelo, 11 em Bragança e Vila Real e 8 de máxima na Guarda.

Nas ilhas, no Funchal são previstos 21 graus de máxima, enquanto em Santa Cruz e Horta são esperados 18, enquanto em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada devem chegar aos 17.