Todos os distritos do norte do país, à exceção de Aveiro, estão hoje com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa de neve, segundo as previsões meteorológicas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da queda de neve vai prolongar-se nalguns casos até ao final do dia de hoje (Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) e noutros estende-se até às 09:00 de sábado (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), com previsão de queda de neve a partir dos 800/1.000 metros de altitude.

Toda a costa portuguesa está sob avisos amarelo e laranja devido à agitação marítima.

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos sob aviso laranja, desde as 08:00 de hoje e até 23:59, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA prevê ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira). Apenas a agitação marítima faz prolongar o aviso em Porto Santo até ao final do dia de sábado.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.

 

Sete barras fechadas devido à agitação marítima

Sete barras marítimas estão fechadas a toda a navegação em Portugal continental e três estão condicionadas, em dia de aviso amarelo por causa do estado do mar, segundo a Marinha.

Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e S. Martinho do Porto, de acordo com a informação disponível no 'site' da Marinha.

As barras marítimas de Viana do Castelo está condiciona a embarcações inferiores e 30 metros e as de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas a embarcações inferiores a 35 metros.