Os distritos de Évora, Beja, Portalegre e Setúbal, os grupos central e ocidental dos Açores e o arquipélago da Madeira estão este sábado sob aviso amarelo, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Para os distritos de Évora, Beja, Portalegre e Setúbal foi emitido um aviso amarelo, devido ao aumento da temperatura máxima. A medida para os quatro distritos vigora entre as 09:00 deste sábado e as 18:00 de domingo.

Para os grupos central e ocidental dos Açores, foi emitido o aviso amarelo, devido a chuva e a trovoada, que vai estar em vigor entre as 09:00 e as 15:00.

No arquipélago da Madeira, o aviso amarelo é devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora, e a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada. O aviso vai estar em vigor até às 15:00.

A Direção-Geral de Saúde alertou que a qualidade do ar deverá ser afetada, devido a partículas e poeiras vindas do norte de África, e pediu à população para evitar esforços prolongados e atividades ao ar livre.

Segundo aquele organismo, o fenómeno deverá sentir-se em todas as regiões do país, com maior intensidade na faixa do interior e especialmente no Alentejo Interior.