A proteção civil dos Açores emitiu esta segunda-feira um alerta tendo em conta a previsão de chuva forte para as próximas horas nas nove ilhas do arquipélago, que estão sob aviso amarelo meteorológico.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «uma corrente moderada a forte de noroeste continua a provocar grande instabilidade em todas as ilhas do arquipélago».

As previsões apontam, para o grupo ocidental (Flores e Corvo), para «aguaceiros pontualmente fortes» entre as 18:00 desta segunda-feira e as 06:00 de terça-feira e vento (direção de noroeste) até às 00:00 de terça-feira.

As duas ilhas estão ainda sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) devido à agitação marítima, «relativo a altura significativa das ondas», até às 00:00 de terça-feira.

No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e São Jorge) os aguaceiros poderão ser também pontualmente fortes até as 12:00 de terça-feira e há ainda um alerta para a agitação marítima, com ondas de noroeste, até às 00:00 de terça-feira.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) as previsões apontam também para aguaceiros pontualmente fortes entre as 12:00 desta segunda-feira e as 03:00 de terça-feira.

Devido a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A proteção civil aconselha ainda a limpeza dos sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Aos condutores pede uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. Recomenda ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.