As temperaturas vão subir mais de dez graus Celsius de máxima até à próxima quarta-feira, prevendo-se uma Páscoa com «muito sol» e sem precipitação, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

«Apesar de ainda ser muito cedo para dizer com total certeza, a tendência para o fim de semana de Páscoa será de sol, sem precipitação e com as temperaturas máximas a rondar os 30 graus Celsius», explicou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando que a subida gradual da temperatura (até 10º) irá registar-se entre sexta-feira desta semana e a próxima quarta-feira.

De acordo com Madalena Rodrigues, as temperaturas vão começar já a subir gradualmente a partir de sexta-feira, dia para o qual estão previstas máximas entre os 20 e os 23 graus na zona de Lisboa e Vale de Santarém e um pouco mais elevadas (25/27) na região sul.

«Isto amanhã [sexta-feira]. A partir daí prevê-se uma subida mais significativa, sendo que os dias 31 de março e 01 de abril (terça e quarta-feira) serão os mais quentes com 29/30 graus, em Lisboa», sublinhou.

Madalena Rodrigues explicou que estas temperaturas elevadas «estão acima da média para esta época do ano» e devem-se a «um anticiclone, à passagem de uma massa de ar quente», que vai dar origem a temperaturas mais altas.

«Depois, a partir de dia 02 de abril, vamos ter uma ligeira descida da temperatura, mas ainda vamos continuar com temperaturas elevadas para época. A tendência para as miniférias da Páscoa será de sol, com temperaturas entre os 28/29 graus», concluiu.