Quatro distritos do continente estão este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e aguaceiros, que podem ser, por vezes, «fortes e persistentes», segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A informação do IPMA, divulgada no seu portal na internet, adianta que os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 15:00 deste sábado.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado e aguaceiros em geral fracos, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela para o final do dia.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.

Para a região sul do país, prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde, e períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do dia.

O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.

Nos Açores, esperam-se períodos de céu muito nublado, com abertas, e aguaceiros.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes até meio da manhã,em especial nas terras altas, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 19 graus Celsius em Lisboa, 16 no Porto, 21 em Faro e no Funchal e 17 em Ponta Delgada, escreve a Lusa.