Actualizada às 09:45

O vento forte sentido durante a madrugada desta quinta-feira provocou o desabamento de placas do telhado de um lar de idosos no bairro da Mouraria, em Lisboa. De acordo com fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), citada pela Agência Lusa, as placas do telhado do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, na rua Marquês Ponte de Lima danificaram três viaturas, não havendo registo de danos humanos.

O trânsito entre o Largo de São Cristóvão e a mesma rua está cortado enquanto a Protecção Civil e a Polícia Municipal averiguam, no local, outros danos materiais que possam ter ocorrido.

O vento forte provocou também a queda de várias árvores, chapas, painéis publicitários e vidros por toda a cidade, referiu à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa. O período entre as 03:00 e as 06:00 foi o que registou vento mais intenso na cidade de Lisboa, sendo a rajada mais forte de 86,4 quilómetros por hora, segundo o Instituto de Meteorologia.

Entre as 02:30 e as 07:00 os Bombeiros Sapadores de Lisboa já contabilizaram mais de 50 pedidos de auxílio, não registando danos humanos, mas apenas estragos em automóveis.

Os fortes ventos provocaram também seis quedas de árvores em vários pontos do distrito de Santarém. Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro diz que as quedas de árvores ocorreram em estradas, o que obrigou a alguns condicionamentos de trânsito, sem grandes transtornos por terem ocorrido em horas de pouca circulação. As várias situações de condicionamento de trânsito já estão já normalizadas.