O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diminuiu esta segunda-feira, de vermelho para amarelo, o nível de aviso meteorológico nos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores para agitação marítima e vento.

Segundo o IPMA, o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está desde as 20:00 e até às 03:00 de terça-feira sob aviso amarelo para agitação marítima, o mesmo aviso para o vento entre as 20:00 e as 24:00 (hora de Lisboa, mais uma hora do que nos Açores).

No grupo central - ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira - o aviso é agora também de amarelo para vento e vigora até às 24:00.

O IPMA emitiu no domingo um aviso vermelho para o grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde de hoje.

No grupo oriental, o IPMA previa vento até aos 150 quilómetros por hora e ainda agitação marítima forte, com ondas que podiam chegar, pontualmente, a atingir os 15 metros.

No grupo central, o aviso vermelho deveu-se ao vento, com rajadas que podiam ultrapassar os 130 quilómetros/hora.

À agência Lusa, o responsável pela Delegação Regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, explicou que o estado do tempo “está a melhorar” e que “pior já passou”, prevendo que “depois da meia-noite esteja tudo ultrapassado”.

Diamantino Henriques adiantou que a rajada de vento mais forte registada hoje no arquipélago ocorreu na ilha Graciosa, com 141 quilómetros/hora pelas 16:00, e, uma hora antes, em Ponta Delgada, com 140 quilómetros/hora.