O início de semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo, neblinas ou nevoeiros matinais, pequena subida da temperatura máxima e vento moderado a forte, disse esta segunda-feira à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Durante esta semana, vamos ter em geral tempo seco com exceção da terça-feira, dia em que vamos ter nebulosidade nas regiões do interior, onde podem ocorrer aguaceiros e trovoadas. Os restos dos dias vão ser marcados por nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros matinais, sobretudo no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, mas que depois vai dissipar”, adiantou.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta semana é esperado céu pouco nublado, mas os dias vão ser marcados por vento, que entre terça e quinta-feira poderá ser moderado a forte.

“Quanto às temperaturas, vamos ter uma pequena subida para hoje. Vão variar entre os 19 e os 23/24 graus Celsius, sendo um pouco mais elevadas no Alentejo (28 graus). Na quinta e sexta-feira, poderá haver uma ligeira subida”, salientou a especialista.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Maria João Frada disse que deverão variar entre os 9/10 a 15 graus.

Quanto ao estado do tempo na Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e vento moderado a forte de nordeste, tornando-se forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas zonas montanhosas, a partir da tarde.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, especialmente por nuvens altas, com boas abertas e vento oeste moderado

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 24 graus Celsius, no Porto entre 11 e 19, em Vila Real entre e Viseu 10 e 23, em Bragança entre 09 e 22, na Guarda entre 08 e 19, em Castelo Branco entre 13 e 25, em Coimbra entre 12 e 23, em Santarém entre 12 e 26, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 17 e 24, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada e na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.