O frio veio para ficar. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta segunda-feira que o tempo frio vai continuar nos próximos dias, explicando que a situação se deve a uma massa de ar ártico.

Em nota divulgada ao início da tarde, o IPMA indicou que vão continuar em Portugal Continental «valores de temperatura abaixo do normal para a época até ao início da próxima semana».

O frio deve-se a uma forte corrente de norte que transporta uma massa de ar ártico, com origem na região da Gronelândia.

A temperatura vai descer gradualmente e os valores mais baixos esperam-se na quinta-feira, enquanto o vento, que entre esta segunda e terça-feira vai soprar de moderado a forte vai enfraquecer a partir de quarta-feira, o que fará diminuir o «desconforto térmico».

Boas notícias para o fim de semana

Este frio deve ser interrompido temporariamente na sexta-feira, com a aproximação de um «setor quente de uma ondulação frontal, originando uma subida significativa dos valores de temperatura e ocorrência de precipitação, em especial na parte sudoeste».

No último fim de semana registou-se queda de neve e descida significativa dos valores da temperatura do ar, reporta a Lusa. E nevou na Serra da Estrela.