Atualizado às 21:45

A previsão é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: esta sexta-feira vai ficar tanto frio que até vai nevar nas terras acima dos mil metros, mais concretamente nas zonas de Trás-os-Montes, Minho e Serra da Estrela. Tudo isto acontece a cerca de um mês do Verão, com possibilidade de continuar durante o fim-de-semana.

No entanto, os primeiros flocos de neve já começaram a cair na Serra da Estrela. Devido à queda de neve «estão encerrados, desde as 20:30, os troços 11, 12 e 13 das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela», referiu a fonte do CDOS cerca das 21:00.

Um elemento do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, explicou à Lusa que a neve encerrou as vias de ligação Piornos - Torre - Lagoa Comprida. «Na zona da Torre nevou bastante. A neve caiu [com maior intensidade] na parte mais alta da Serra da Estrela», indicou a fonte.

«Nesta altura do ano já não era para isto acontecer», referiu, indicando que na zona da Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, os termómetros marcam um grau negativo.

O elemento do Centro de Limpeza de Neve referiu que «nunca tinha visto nevar tão tarde», como está a acontecer no dia de hoje. Disse que o serviço está pronto a intervir nas estradas, «se tal for necessário», uma vez que, nas próximas horas, as previsões apontam para a queda de mais neve na Serra da Estrela.

Chuva no litoral

Registo ainda de períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e de granizo nas regiões Norte e Centro, onde também há condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Também vai haver uma pequena descida da temperatura máxima.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, rodando para noroeste a partir do meio da manhã, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste, com rajadas da ordem dos 60 km/h até ao final da tarde, diminuindo de intensidade no final do dia. Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h) de oeste, com rajadas da ordem dos 80 km/h até ao final da manhã, rodando para noroeste a partir do meio da manhã.

Vai chover na Grande Lisboa e no Grande Porto, podem mesmo cair granizo ao início da manhã.