As temperaturas máximas vão andar perto ou até ultrapassar os 30 graus em várias zonas do país, esta quarta-feira, feriado do 5 de Outubro. O regresso deste dia de descanso no âmbito do aniversário da implantação da República foi decretado pelo atual Governo, depois de, no período da troika, o anterior ter acabado, temporariamente, com quatro feriados.

Para quem não vai trabalhar, é de aproveitar os últimos cartuchos para fazer praia, já que entre quinta e sexta-feira deverá haver uma descida entre 5 a 7 graus Celsius, segundo a meteorologista Cristina Simões.

“Para quarta-feira, vamos continuar com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e uma pequena subida das temperaturas, em especial da máxima, o que faz com que tenhamos temperaturas de 30 graus ou acima”, disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já hoje, 5 de outubro, prevê-se uma temperatura máxima de 31 graus em Lisboa, 33 em Setúbal e 27 em Évora e Beja.

“Esta situação vai mudar, prevendo-se uma descida das temperaturas na quinta-feira. E na sexta-feira desce ainda mais um pouco. Teremos descidas à volta de 05/07 graus nos dois dias”, precisou.

Segundo a especialista, na quinta e sexta-feira prevê-se 25 graus em Lisboa e em Évora e 22 em Beja.

“No fim de semana, esta situação deverá manter-se sem quaisquer alterações”, concluiu.

Veja todas as temperaturas no vídeo, em cima.