O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, o distrito de Faro devido à previsão de chuva forte entre as 09:00 e as 15:00 deste domingo.

O aviso mais recente do IPMA coloca o distrito sob aviso vermelho, o mais grave dos avisos metorológicos, devido à previsão de “períodos de chuva forte e persistente”.

O alerta vigora entre as 09:00 e as 15:00, segundo a mais recente atualização da informação no portal do IPMA, feita esta madrugada.

No sábado à noite, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) havia já alertado para a precipitação e vento forte previstos para hoje, sobretudo, nos distritos de Beja e Faro.

O distrito de Beja mantém-se, por causa disso, sob aviso laranja da meteorologia, o segundo mais grave.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
 

Sete barras fechadas e duas condicionadas


Devido ao mau tempo, sete barras marítimas do continente estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

Segundo informação disponível às 12:00 na página da Marinha na Internet, estão fechadas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Faro.

A Marinha informa ainda que a barra de Aveiro está condicionada a “embarcações de comprimento de fora a fora inferior a 15 metros” e a da Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.