Dez distritos do continente estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros de altura.

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã gradualmente de norte para sul, tornando-se pouco nublado a partir do meio da tarde e períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a regime de aguaceiros, que serão de neve acima dos 1200/1400 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, rodando para norte a partir da manhã e tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem de 65 km/h no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior e pequena subida da temperatura mínima na região sul.

Na costa ocidental prevêem-se onda de noroeste com 2,5 a 3 metros, aumentando para 4 a 4,5 metros e na costa sul, ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2 metros.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu muito nublado, com boas abertas a partir do meio da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco, sendo por vezes moderada nas regiões montanhosas, passando a regime de aguaceiros nas vertentes norte a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se gradualmente moderado a forte de nordeste, e forte nas zonas montanhosas.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado, neblinas e nevoeiro, períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento bonançoso do quadrante leste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Castelo Branco e Beja prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Portalegre 12, Faro 17, Guarda 6, Bragança e Vila Real 10, Funchal 21 e Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada dezasseis.