A chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria, disse esta segunda-feira à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do estado do tempo aponta para continuação de aguaceiros fortes acompanhados de trovoada até ao próximo fim de semana.

Madeira em alerta

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão, esta segunda-feira, sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação entre as 12:00 e as 18:00 desta segunda-feira.

O IPMA colocou também a costa sul e as regiões montanhosas da ilha sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora entre as 12:00 e as 20:00.

A Madeira está também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima (entre as 12:00 e as 18:00), prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros.

A ilha continua desde a semana passada sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Este aviso de calor vai manter-se até às 18:00 de terça-feira.

O tempo que vai fazer esta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões norte e centro onde poderão ser pontualmente fortes, vento fraco a moderado do quadrante sul neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir do meio da manhã, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã, com rajadas até 80 quilómetro/hora, rodando para oeste a partir do meio da tarde.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento norte muito fresco com rajadas até 65 quilómetros/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Bragança prevê-se uma máxima de 23 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco, Portalegre, Viana do Castelo e Faro 25, em Braga, Coimbra, Leiria e Funchal 25, no Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 21.