O fim-de-semana está aí à porta e não trará, com ele, uma acalmia na chuva. Antes pelo contrário: cinco distritos do litoral norte vão estar mesmo sob aviso amarelo, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sua página da Internet, o IPMA coloca sob o segundo nível mais grave, numa escala de quatro, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, desde as 10:00 de sábado, até às 21:00.

É ainda recomendada atenção redobrada para situações de risco relacionadas com determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já para esta sexta-feira, céu muito nublado na região norte será a paisagem predominante, devendo o céu apresentar-se mesmo muito nublado até meio da manhã. Estão ainda previstos aguaceiros, que vão diminuindo de intensidade e frequência ao longo do dia. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã.

Para as regiões do centro e sul, o IPMA espera céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde na região centro e no Alto Alentejo. Estão previstos períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste, passando para moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e rodando gradualmente para noroeste.

Quanto a temperaturas, a boa notícia é que as mínimas podem observar uma subida. Quanto às máximas, vão rondar os 21 graus celsius em Faro, a cidade mais quente do país, 20 em Sagres, 19 em Beja, Santa Cruz e Angra do Heroísmo, 18 em Lisboa, Évora, Sines e Leiria. No centro e norte são esperados 17 graus de máxima em Coimbra, Porto e Braga, 16 em Portalegre e Castelo Branco, 12 em Bragança e 10 na Guarda.