O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta quarta-feira, em comunicado, que prevê até domingo chuva persistente, principalmente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Segundo o IPMA, o estado do tempo vai ser “influenciado por um fluxo forte de sudoeste com transporte de ar quente e húmido associado a ondulações frontais que se deslocam no Atlântico em direção às ilhas britânicas”.

“Prevê-se precipitação persistente que atingirá de forma mais significativa as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, em especial nos dias 08 (sexta-feira) e 10 (domingo)”, refere no comunicado.


O IPMA sublinha que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Guarda os valores da precipitação podem ultrapassar os 200 mm.

A medição da pluviosidade exprime-se em milímetros de altura (mm) ou em litros por metro quadrado (l/m2). A cada litro por metro quadrado corresponde um milímetro de altura.

O IPMA prevê também queda de neve na sexta-feira e no sábado nos locais acima dos 1.400 metros, enquanto no domingo a neve só deverá ocorrer na serra da Estrela a cotas acima de 1.600 metros.

O vento vai soprar forte e com rajadas até 70 quilómetros/horas no litoral oeste e até 90 quilómetros/hora nas terras altas, enquanto na costa ocidental, a norte do Cabo Raso, prevê-se ondas do quadrante oeste entre quatro e cinco metros de altura, acrescenta o instituto.