Sete distritos do continente vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Santarém e Faro vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo para estes sete distritos vai estar em vigor entre as 12:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.

Também a Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 15:00 de quarta-feira e as 19:00 de quinta devido à previsão de vento forte com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora.

A Madeira está também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros tornando-se superiores a 5 metros a partir da tarde de quinta-feira.

De acordo com o IPMA, o aviso de agitação marítima vai estar em vigor entre as 15:00 de quarta-feira e as 19:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.