Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoadas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, de granizo, e acompanhados de trovoadas.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entrou em vigor às 15:00 de terça-feira e termina às 23:59.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, sendo mais frequentes durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, e soprando temporariamente moderado nas terras altas até ao início da tarde.

A previsão aponta ainda para uma descida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 20 graus Celsius, no Porto entre 13 e 18, em Vila Real entre 11 e 18, em Viseu entre 10 e 17, em Bragança entre 10 e 18, na Guarda entre 9 e 14, em Castelo Branco entre 12 e 28, em Évora entre 9 e 19, em Beja entre 12 e 20 e em Faro entre 14 e 18.
 

Barras condicionadas

As barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontram-se condicionadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima, de acordo com a informação divulgada pela Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponibilizada no site da Marinha, pelas 10:10, a barra de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações de calado superior a dois metros, que devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e após a preia-mar.

A barra de Vila do Conde está fechada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros e/ou calado inferior a dois metros.