As barras de Esposende e São Martinho do Porto encontram-se hoje fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponibilizada no site da Marinha Portuguesa na Internet.

De acordo com a informação da Marinha , com atualização às 4:17 de hoje, estão também condicionadas as barras de Povoa do Varzim e Vila do Conde, a primeira a embarcações com calado superior dois metros e a segunda a embarcações de comprimento até 12 metros.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para hoje, em relação ao estado do mar, revela ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, passando a ondas de oeste a norte do Cabo Raso, na Costa Ocidental, enquanto na Costa Sul estão previstas ondas de sudoeste inferiores a um metro.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da manhã.

Estão também previstos períodos de chuva a partir do meio da manhã no litoral da região norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo por vezes fortes a partir do final da tarde no Minho e Douro litoral.

O vento, que tende a ser em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominado de sudoeste, vai tornar-se gradualmente moderado (20 a 35 km/h) no litoral, a partir do início da tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima no litoral da região norte.

Para a região sul, a previsão aponta para céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir do final da manhã, com períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste a partir do final da tarde.

Em relação às temperaturas, as máximas rondam os 20 graus celsius em Faro, os 19 em Sagres, 18 em Lisboa, Sines, Beja e Leiria, 17 em Coimbra, Castelo Branco, Évora e Braga, 16 no Porto, enquanto Guarda será a cidade mais fria com 10 graus.

No Funchal são esperados 23 graus de máxima e em Angra do Heroísmo, 19.