Praticamente todo o país está sob aviso amarelo este sábado, por causa da chuva e da neve. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o território continental e o arquipélago da Madeira nesta condição, segundo a qual há «situação de risco para determinadas atividades». Assim, só os Açores escapam aos avisos.

LISBOA

A previsão é de «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo» até às 09:00 de domingo e no litoral, agitação marítima com ondas de noroeste até quatro metros e meio, até à meia-noite de segunda-feira.

 BRAGANÇA, VILA REAL E VISEU

A queda de neve verificar-se-á acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude no distrito de Bragança, até às 15:00 de domingo. A mesma previsão para o distrito de Viseu, este com «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo». No distrito de Vila Real, está previsto queda de neve acima dos 800 a 1.000 metros de altitude até às 03:00 da madrugada de domingo.

ALENTEJO

Para Évora, a previsão, até às 15:00 de domingo, é de «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo». No vizinho distrito de Portalegre esperam-se «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 09:00 de domingo.

No Baixo Alentejo, para o distrito de Beja a previsão é de «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 15:00 de domingo, e no litoral, até à meia-noite de segunda-feira, ondas de noroeste até quatro metros e meio.

PORTO

Está prevista queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, até às 12:00 de domingo e, no litoral, agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até 03:00 da madrugada de domingo.

AVEIRO

A agitação marítima na costa deve registar, até ao meio dia de domingo, ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio. A região de Aveiro será assolada por «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 03:00 da madrugada de domingo.

COIMBRA

Até às 03:00 da madrugada de domingo prevê-se a queda de neve acima dos mil metros de altitude, e aguaceiros «por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo». No litoral, as ondas de noroeste podem atingir os quatro metros e meio.

CASTELO BRANCO

Para o distrito da beira baixa, aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo, até às 09:00 de domingo e queda de neve acima dos 1.000 metros até às 03:00 da madrugada de domingo.

VIANA DO CASTELO E BRAGA

Queda de neve acima dos 800 a 1,000 metros de altitude, até às 03:00 da madrugada de domingo, e na orla marítima, ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até às 12:00 de domingo.

No vizinho distrito de Braga, na costa prevê-se ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até às 12:00 de domingo, e queda de neve até às 03:00 de domingo nos pontos acima de 800 metros de altitude.

GUARDA

Até às 03:00 da madrugada de domingo, prevê-se queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude e «aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo».

LEIRIA

«Aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 03:00 da madrugada de domingo e na costa ondas de noroeste até quatro metros e meio.

FARO
No distrito de Faro, até às 15:00 de domingo o IPMA prevê "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo", e vento até às 06:00 de domingo deve soprar do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora. Na orla marítima prevê-se até à meia-noite de segunda-feira ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio.

SETÚBAL

«Aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 15:00 de domingo e na costa marítima ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio até à meia-noite de segunda-feira.

SANTARÉM

Também aguaceiros, «por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a noite podendo ser de granizo», até às 09:00 de domingo.

MADEIRA

Também sob aviso amarelo, com períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, que serão de neve acima dos 1.200 metros de altitude, vento forte de norte, com rajadas até 90 quilómetros/hora nas vertentes norte da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao final da tarde de hoje.